quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Amamentação

Não iria falar sobre minha experiência com amamentação, pois não foi muito boa e fico triste quando lembro que não consegui amamentar minha filha, mas se é pra ajudar, aí vai... 

Eu não preparei meu seio durante a gravidez, pois falavam que ela não iria sobreviver. Então, quando foi pra UTI, tive dificuldade de amamentá-la, pois não tinha bico no seio. Ela não conseguia pegar, chorava muito e eu acabava ficando nervosa. As tias da UTI, junto com as fonoaudiólogas, ajudaram muito e nada dela pegar. Comprei bico de silicone da KUKA, mas era tão grande que quase engasgava. Além de tudo, não tinha muito leite e então complementavam na chuquinha. Foram 8 dias de estresse com a hora da mamada, as enfermeiras forçavam, minha neném chorava muito e eu cedia dando a chuquinha. Após 21h, término da visita dos pais, as enfermeiras também davam na chuquinha. 
Não aguentava vê-la chorando tanto todos os dias, doía demais e eu pensava que em casa só nós duas sossegadas, ela iria pegar. Em casa foi a mesma coisa, ela não parava de chorar e eu nervosa dava mamadeira, mas em todas as mamadas tentava. 
Fui ao banco de leite que minha grande amiga e psicóloga indicou. Lá elas viram que a Sara estava com língua de mamadeira e que só dando no copinho pra ela desacostumar. Tentei, mas ela perdeu peso, então tive que parar.
Muitas pessoas tentavam me ajudar colocando a Sara no meu peito e isso a deixava muito estressada. Se eu soubesse as consequências disso, nunca teria deixado ninguém fazer, pois até hoje quando a coloco no meu peito, ela chora muito.
Comecei a tirar na bombinha elétrica e o máximo que conseguia tirar era 10ml, logo pensava que não tinha leite. Tomava plasil, chá da mamãe, remédio pra espirrar no nariz, minha irmã fazia canjica, minha mãe e sogra faziam mingau de aveia e nada da Sara pegar. Além disso, pegava sol nos seios e fazia massagens segurando a extremidade do bico com o polegar e o indicador e rodando os dedos, como se estivesse aumentando o volume do rádio (li na internet). Fiquei usando aquelas conchas para amamentação todos os dias (até pra dormir), formava bico, mas na hora que Sara pegava, o bico entrava. Compramos bicos de silicones de todas as marcas e só o da MAM que ela pegou, pois parece o bico da mamadeira. Fiquei super feliz, ela ficou uns 15 minutos mamando...que momento mágico, nunca esquecerei, só que na mamada seguinte não quis mais, chorava, arrancava o bico de silicone do meu peito. Foram meses de tentativas sem sucesso. Com 2 meses e meio, uma pediatra indicou o Mama Tutti (relactação) que é um um recipiente com fórmula infantil encaixado entre os seios com uma sonda que você coloca ao lado do bico do seio. O bebê suga o seu leite e suga o leite do recipiente pela sonda. Esse método serve para mães com pouco leite , para bebês que não sabem sugar direito o seio e por isso não ganham peso e também para mulheres que adotaram, não tem leite algum  e querem amamentar. Pra mim também não funcionou, quando Sara sugava, o leite demorava a passar pela sonda ou quando passava, engasgava.  
O meu leite já estava secando (com 3 meses) quando fui num homeopata muito bom que passou uma fórmula pra aumentar a produção de leite. Ele disse pra não usar bico de silicone, pois ela precisa ter o contato direto comigo e que tem duas maneiras de estimular essa produção: sucção e tranquilidade. Fiz o remédio, estou com leite, Sara já está com 5 meses e nada, quando a coloco no meu peito começa a chorar. Não vou insistir mais, tinha muita esperança, mas não adianta. Quando mostro a mamadeira cheia, ela dá um sorriso enorme. Então é isso, a mamadeira venceu. Como disse o primeiro pediatra dela: Que bom que existe o leite artificial, uma outra forma dela se alimentar. Não é a mesma coisa e nem o que eu queria, mas não tenho mais o que fazer.

2 comentários:

  1. Confesso que não estava sorrindo qdo comecei a ler, mas na parte que vc escreveu:"...Quando mostro a mamadeira cheia, ela dá um sorriso enorme..." caí na gargalhada!!!!!! FILHOS, FILHOS, FILHOS!!!!! Sarinha é demais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é amiga, difícil aceitar, mas a Sarinha ama a mamadeira...rs Não poderia ser meu peito? rs

      Excluir