terça-feira, 16 de outubro de 2012

Diagnóstico fechado...o grande dia!

O geneticista me ligou para dizer que irá conseguir fechar o diagnóstico da Sara. Só iria confirmar com um consultor e me ligaria novamente para dizer. Esperei tanto por esse dia, mas por incrível que pareça tive medo. Deu vontade de falar: aiii, não quero saber de nada, deixa como está. Mais uma vez temos que enfrentar e seja o que for estaremos sempre tentando fazer o melhor que pudermos, não esquecendo que Deus está sempre no controle de tudo.

Diagnóstico fechado: DISPLASIA ESPONDILOEPIFISÁRIA CONGÊNITA. Trata-se de alterações do gene COL2A1.

O grupo de genômica da UNICAMP quer fazer o estudo molecular do gene COL2A1. Acredito que através desse estudo teremos mais informações posteriormente. Iremos marcar uma consulta com o geneticista e assim que soubermos mais a respeito postaremos no blog.


Na Wikipédia achei essa informação...
displasia congênita spondyloepiphyseal (DEEC) é uma desordem rara do osso em crescimento, resultando em nanismo esquelético típico, e, ocasionalmente, problemas com a visão e audição . O nome indica que a doença afecta os ossos da coluna vertebral (espondilólise) e as extremidades do osso ( epífise ), e está presente desde o nascimento ( congênita ). Os sinais e sintomas da displasia congita spondyloepiphyseal são semelhantes, mas em um mais suave, do que os que estão associados com distúrbios esqueléticos achondrogenesis tipo 2 e hipocondrogénesis .DEEC é um subtipo de colagénio doença, tipo II e XI .

Conteúdo

  [ esconder ] 

editar ]História

Foi descrita pela primeira vez por J. Spranger e RH. Wiedemann em 1966, quando seis novos casos notificados e 14 resumidas outra literatura médica. Mais tarde, novos casos foram relatados.

editar ]Clínica

Pessoas com DEEC são de baixa estatura desde o nascimento (42 cm, em média), com um tronco muito curto e peito quilha Barrel e pescoço e também membros curto. No entanto, suas mãos e pés são geralmente de tamanho médio. Este tipo de nanismo é caracterizado por uma coluna de comprimento normal em relação ao comprimento do fémur .A altura varia no intervalo de 0,77-1,21 metros em crianças de 10 anos de idade e em adultos, 0,9 metros (35 polegadas ) para pouco menos de 1,4 metros (55 polegadas). A cifoescoliose e lordose durante a infância progride, mas pode causar problemas respiratórios.As alterações das vértebras cervicais pode aumentar o risco de danos para a medula espinhal . Outros sinais que podem estar presentes nesta doença congénita são achatamento dos corpos vertebrais ( platyspondyly ), deformidade da articulação da anca em que há uma diminuição no ângulo ( coxa vara ) e pé torto . Diminuição da mobilidade articular e artrite freqüentemente desenvolvem cedo na vida.
Vários textos médicos indicam mudanças nas características faciais, embora não totalmente comprovado. Alguns bebês nascem com fissura de palato . Às vezes está presente miopia grave, como outros problemas no olho , que pode afetar a visão , como descolamento de retina . Cerca de um quarto das pessoas com esta doença têm uma perda auditiva .

editar ]Etiologia

Esta doença tem um padrão de herança autossômico dominante . DEEC parte de desordens esqueléticas causadas por mutações nogene COL2A1 . A proteína produzida por esta forma o gene do colagénio tipo II, uma molécula que é encontrado principalmente nacartilagem e no vítreo . O colagénio do tipo II é essencial para o desenvolvimento normal do osso e de outros tecidos conjuntivos.Mutações neste gene podem interferir com a montagem de moléculas de colagénio do tipo II, impedindo o bom crescimento ósseo e produzir os sinais e os sintomas desta condição.


15 comentários:

  1. Olá,.. eu sou a Cristina. Tenho 41 anos e sou portuguesa. Sou portadora da deficiência, Displasia Espondilo Epifisária Congénita, como a sua linda menina.Gostaria de me poder comunicar com você. Se concordares me manda seu email.
    Beijos e esperando pela reposra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Desculpa a demora Cristina, não sabe o quanto fico feliz em ver sua mensagem. Meu e-mail é guedesgeisa@hotmail.com. Gostaria muito de conversar com você também. Fica com Deus! Bjs!

      Excluir
  2. minha filha tbem tem esse diagnostico e tem apenas 1 aninho, gostaria de falar com vc e saber mais sobre a doenca sou de Campinas e nao tenho internet, vc poderia me ligar? muito obrigada
    19 83069478 Josy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Josyane, vi sua mensagem hoje às 22h, não vou ligar agora, pois está tarde, te ligarei amanhã. Temos muito o que conversar, viu? Bjs! Geisa.

      Excluir
  3. Ola, tudo bem? Podemos nos comunicar? Sou Cristina e tambe´m tenho a mesma sindrome. Meu e mails é solcristt@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. olá Geisa sou a Helen tenho um filho de 13 anos que tem o mesmo diagnostico, gostaria de conversar com você , pois descobri a alguns anos mas não consegui respaldo dos medicos, entre em contato comigo gostaria de saber como você chegou na Unicamp para fazer esse exame. Bjs
    meu e-mail é helen.choba@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helen! Fico muito feliz pelo seu contato, mas não estou conseguindo enviar mensagem para seu e-mail. Se tiver outro me avise por favor. Bjs! Geisa

      Excluir
  5. Olá,
    Meu filho de 4 anos tem a mesma displasia.
    Podemos trocar informações?
    vanessa_salgado@yahoo.com.br
    facebook - Vanessa Candreva

    ResponderExcluir
  6. Ola meninas !
    Meu nome e Sandra, estava lendo as mensagens a cima eu tbm tenho um filho com este diagnostico eu gostaria de saber se vcs tem algum grupo que trocam informações para mim poder trocar ideias com vcs?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandra! Entre em contato comigo no face Geisa Guedes Rasori.

      Excluir
  7. Ola meninas !
    Meu nome e Sandra, estava lendo as mensagens a cima eu tbm tenho um filho com este diagnostico eu gostaria de saber se vcs tem algum grupo que trocam informações para mim poder trocar ideias com vcs?!

    ResponderExcluir
  8. Oi Geisa, Sara é linda. Ela sera so luz na sua vida, na familia e no mundo. Gloria Deus que existem pais tao amorosos para receber esses espiritos sao especiais. Estava lendo sobre displasia e encontrei uma conversa sua com mais 2 mães num blogue em 2010. E vc falava em fazer um blogue, não dei bola, e continuei lendo e quando vi estava no seu blogue lendo. Foi muita coincidência igual a história do nome da Sara. Eu tb tive uma história parecida (do nome da Sara) quando estará buscando ajuda com o tratamento da minha filha. É tão bom saber que Jesus e Deus nos acompanha e nos ampara sempre. Bom, eu tenho uma filha fofa de 8 meses e estamos na luta com muita paciência para saber um diagnóstico. Na gestação foi detectada uma displasia ossea, não tinha problema de falecer, graças a Deus, mas era tudo muito louco não saber o que vai acontecer. Ela nasceu bem, saudável, mas com fisura no palato e desde a gestação ela tem o fémur mas curto do normal. Ela está bem, vai fazer uma cirurgia com 11 meses. Mas ela cresce muitoooo lento, eles dizem que ela também tem os braços e pernas mais curta que o normal. Tudo é muito intenso e essa fazer de exames é uma loucura. Ainda não sabem o que ela tem realmente. Mas gostaria de conversar com você para ver com sua experiência você pode me ajudar. Posso te escrever por email?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Me adiciona no face Geisa Guedes Rasori. Vou amar conversar com vc. Bjs.

      Excluir
  9. Geisa boa noite. Sou pai de uma menina de 4 anos e hoje ela está em Brasília com minha esposa fazendo alguns exames de rotina. Segundo o geneticista ela tem alguns sintomas que talvez possa indicar um diagnóstico de Displasia Espôndilo Epifisaria congênita. Soubemos dessa possibilidade hoje e estamos é claro muito apreensivos. Ele sugeriu então um exame genético específico que só é realizado em São Paulo. Achávamos que a lentidão do crescimento dela era devido apenas a algum outro problema mais simples, mais diante da possibilidade de algo mais sério estou pesquisando e lendo tudo que posso a respeito disso. Pergunto o seguinte: vc se importaria se eu ligasse para vc, ou se preferisse vc ligasse pra mim a cobrar em qualquer horário quando vc tiver tempo para eu trocar algumas palavras com vc sobre esse assunto?
    Muito obrigado e fica com Deus.
    Raimundo Neiva
    raimundoneiva@rocketmail.com
    (86)99988 5858

    ResponderExcluir
  10. Oi gente bom dia!
    Tenho um filho com o mesmo diagnóstico, gostaria de conversar com alguém de vcs, pois aonde moro não existe nenhum caso parecido... ficarei muito grata!
    Desde já agradeço a atenção!
    Estou muito ansiosa pelo contato pois não tenho nenhuma referência! Obrigada!
    Face: Luana Ferreira Silva
    Insta: lu_ferreirasilva
    Cel: (037) 9 9818-5693

    ResponderExcluir