domingo, 22 de abril de 2012

Fezes ressecadas em bebês

Sara tomava Similac 1 e uma semana antes de completar 6 meses começou a prisão de ventre e como consequência parou de mamar (só mamava 30, 40ml.). Ficava 2,3 dias sem evacuar e então o pediatra disse pra estimular com supositório de glicerina. Mudou o leite para Aptamil 2 e aí que piorou. As fezes ficaram igual pedra, muito dura mesmo. Ela gritava de dor, pois não conseguia evacuar, era de cortar o coração. Mudou para NAN Comfor 2 e pediu pra dar suco de laranja lima logo pela manhã. Melhorou bastante, mas ainda não está 100%. Minha sogra, enviou por e-mail as dicas abaixo, achei bem legal.



É muito importante prestar atenção na consistência das fezes do seu bebê, elas indicam se está tudo funcionando bem. Assim que nasce as fezes dos bebês são pretas, isso é chamado de mecônio, são os restos que estão no intestino do bebê do líquido amniótico. Assim que o bebê passa a mamar o leite materno ou artificial, as fezes vão ficando amareladas. Há uma diferença dos bebês que mamam leite materno e os que mamam leite artificial.
Os bebês que mamam leite materno, as fezes são amarelas e geralmente bem moles, quase sempre uma “diarréia”. Bebês que mamam leite materno evacuam com freqüência todos os dias. Alguns após todas as mamadas e isso é perfeitamente normal.
Já os bebês que mamam leite artificial, as fezes também são amareladas, mas com mais consistência, e no começo pode ter até uns gruminhos, pequenos bolinhas, o que também é perfeitamente normal.
Preste atenção se as fezes do bebê ficarem esverdeadas pode ser que ele esteja com cólicas e dor de barriga. Consulte o pediatra para maiores detalhes e medicação se necessário.
Algumas medidas podem ser tomadas em casa, se as fezes forem amarelas, mas duras. Primeiramente é muito importante que o bebê tome água. Ofereça água ao bebê no intervalo das mamadas, não é para dar uma mamadeira cheia de água para o bebê, faça com que ele tome alguns goles de água sempre que puder. Outra medida bastante eficiente é comprar ameixa seca, encontrada nos supermercados, e cozinhar na água, depois tirar os caroços, bater no liquidificador e dar em forma de chá para o bebê.
O suco de laranja lima ajuda muito também o bebê a evacuar. Comece aos poucos, dê 30ml de suco misturados a 10ml de água filtrada e fervida, e vá aumentando conforme o bebê vai se acostumando. Outra maneira é oferecer a funchicórea na chupeta para o bebê. Sempre que o bebê estiver ressecado, molhe a chupeta e passe na funchicórea e ofereça ao bebê. Para que não tem muito tempo para preparar papinhas ou acha mais prático, uma boa dica são as papinhas da Nestlé maçã com ameixa ou só ameixa. Para os bebês maiores pode ser dado o mucilon, aquelas farinhas para bebês encontradas nos supermercados, mas lembre-se, o mucilon de milho solta o intestino e o de arroz prende, então se o bebê já está ressecado, a dica é o mucilon de milho. Frutas também ajudam a soltar o intestino. Mamão ou maçã são ótimas dicas. A banana não é recomendada, pois prende o intestino, e não esqueça, se for dar banana é sem semente até um ano de idade. E como última dica, comprar a aveia de flocos médios da Quaker, cozinhar em 1 litro de água com 5 colheres, deixar ferver por 2 minutos, coar com uma peneira, espremer bem a aveia que fica na peneira, aproveitar a água que saiu e preparar as mamadeiras com essa água também, isso é válido paras as mamadeiras de leite artificial, mas se seu bebê já toma leite de vaca, pode cozinhar no leite então.

Se todas essas dicas não funcionarem, em último caso apele para o supositório de glicerina, mas não deixe passar muitos dias sem o bebê evacuar, no máximo 3 dias, sempre que achar necessário procure o pediatra.


21 comentários:

  1. Parabéns pela dedicação a sua filhinha! Ótimas dicas adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas minha filha tbm fica adsim o mu ilon de aveia e arroz ehbom solta o intestino ou nao. Ela tem 4 mes ja pode tomar mucilon.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas minha filha tbm fica adsim o mu ilon de aveia e arroz ehbom solta o intestino ou nao. Ela tem 4 mes ja pode tomar mucilon.

    ResponderExcluir
  4. Meu bebê chora bastante, a fezes dela er bastante dura e maxuca ela
    Eu tava dando a ela ninho com arrozina
    mais queria mudar
    porque ta deixando a fezes dela bastante dura
    queria uma dica
    pra qual mudar? Pra ver se amolece mais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi juliana meu nome è francis nao faça isso pare de dar o leite ninho e a arrozina para sua criança pos os dois prende è uma bomba NO ORGANISMO DA CRIANÇA EU DOU AO MEU FILHO NAN COMFO 2 E MIGUAL DE AVEIA QUE VEM NA CAIXA ELES SAO OTIMOS

      Excluir
    2. oi juliana meu nome è francis nao faça isso pare de dar o leite ninho e a arrozina para sua criança pos os dois prende è uma bomba NO ORGANISMO DA CRIANÇA EU DOU AO MEU FILHO NAN COMFO 2 E MIGUAL DE AVEIA QUE VEM NA CAIXA ELES SAO OTIMOS

      Excluir
  5. Olá Julyana! A minha filha tem prisão de ventre até hoje. Converse com um gastro sobre o uso do remédio Peg 4000. O gastro passou e agora consegue evacuar todos os dias. So consultando um gastro ou pediatra mesmo. Cada criança é única e pra minha filha nenhum leite ajudou, mas ela usou similac. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Julyana! A minha filha tem prisão de ventre até hoje. Converse com um gastro sobre o uso do remédio Peg 4000. O gastro passou e agora consegue evacuar todos os dias. So consultando um gastro ou pediatra mesmo. Cada criança é única e pra minha filha nenhum leite ajudou, mas ela usou similac. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Oi boa tarde minha filha tem 6 meses e nao sei oque dar a ela, Ela tomava aptamil 1 depois que comecei a dar papinha pra ela salgada as fezes dela sai ressecada e dura.
    Ja queeria saber oque e bom pra ela estava dando mucilon dee arroz com aveia e nao adiantou dei suco ameixa mamão e nada queria saber se o de milho prende?? Por favor me ajudem..obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii dou o de milho pra minha filha, ela estava assim também e soltou bem recomendo o Mucilon de milho.

      Excluir
  8. Infelizmente não posso te ajudar, pois nunca dei mucilon pra minha filha.Acredito que só o pediatra ou um gastropediatrico possam te ajudar.

    ResponderExcluir
  9. Oi dei arroizina pra minha filha e ela ficou ressecada ouvi falar que mucilon de milho é bom será? Me ajudem.

    ResponderExcluir
  10. Alguém sabe me dizer se o mucilon de multi cereais resseca?

    ResponderExcluir
  11. Alguém sabe se milnutri de arroz e aveia resseca?

    ResponderExcluir
  12. Passei pela msm situação, ameeeeei muito a diiica.
    Deus abençoe

    ResponderExcluir
  13. Muito bom
    Dei laranja lima
    E chá de ameixa
    E Mucilon de milho com leite de pacote com uma colher de água filtrada
    Multe cereais ressecou
    Daí fiz isso aí em cima melhorou

    ResponderExcluir